A Neurociência por trás do Threads
12
0

A Neurociência por trás do Threads

Entenda os fenômenos psicológicos por trás do crescimento exponencial do Threads, que atingiu 100 milhões de usuários em apenas 5 dias.

Kácio Willian
6 min
12
0
Email image

Ou, os fenômenos psicológicos por trás do crescimento exponencial da nova rede social que atingiu 100 milhões de usuários em apenas 5 dias.

A menos que você tenha embarcado num foguete da Space X e estivesse em órbita nas últimas duas semanas, sabe que a Meta lançou sua nova iniciativa, o Threads, para concorrer diretamente com o Twitter.

Em apenas 1 hora, o Threads já contava com 1 milhão de usuários, o que fez dele o app/plataforma de mais rápido crescimento da história.

Email image

Em 2 horas, o número de usuários passou os 2 milhões.

Em 10 horas, 7 milhões de usuários.

Em 24 horas, quase 50 milhões

Cinco dias após o lançamento, o número era de 100 milhões.

Sim, os números impressionam, mas vale lembrar que ele está “conectado” ao Instagram, sendo praticamente uma extensão, o que lhe dá acesso direto aos 2 bilhões de usuários da rede social.

Você faz login no Threads usando as mesmas credenciais do Instagram e pode escolher seguir as mesmas pessoas automaticamente durante o onboarding.

Isso reduziu a fricção na hora de criar a conta, o que deu uma (grande) vantagem ao Threads, facilitando sua adoção.

Mas não pretendo aprofundar nesse ponto. Minha análise sobre o sucesso por trás do Threads é unicamente do ponto de vista da neurociência e do comportamento.

E aqui estão 5 fenômenos psicológicos que explicam a “gold rush” que levou o Threads a 100 milhões de usuários em apenas 5 dias. Confira.

Efeito Manada

O efeito manada é um viés cognitivo que nos leva a seguir o que os outros estão fazendo.

Isso ocorre porque nosso cérebro está programado para buscar segurança em números.

Quando vemos que outras pessoas estão fazendo algo, é provável acreditarmos que é seguro ou que você precisa fazer o mesmo.

"Todo mundo está fazendo isso, vou fazer também."

No contexto do lançamento de uma nova rede social, muitas pessoas podem se inscrever nela simplesmente porque seus amigos, familiares ou outras pessoas que influenciam seu comportamento já estão usando.

“Se todo mundo está entrando nessa rede social nova, vou entrar também.”

E isso leva ao segundo fenômeno.

Fomo (Fear Of Missing Out)

Pode ser definido como um sentimento de ansiedade ou angústia que ocorre quando uma pessoa acredita que está perdendo algo que é importante ou desejável.

É o medo de ficar de fora da novidade ou tendência da vez…

O efeito colateral direto de um mundo onde os ciclos de mudança acontecem cada vez mais rápido.

E é caracterizada pelo desejo de permanecer continuamente conectado com o que os outros estão fazendo.

No contexto atual, onde as inovações e hypes acontecem cada vez mais rápido, o FOMO pode ser particularmente intenso.

Constantemente somos expostos a informações sobre novas tecnologias, produtos e experiências. Assim, é fácil sentir que estamos perdendo algo se não acompanharmos as últimas tendências.

Viés de Familiaridade

Esse fenômeno está diretamente relacionado a “uma sensação de conforto com o conhecido”

Ele nos induz a dar mais importância às coisas que já conhecemos. Isso pode ser um fator importante na adoção de uma nova rede social, por exemplo, pois é natural que a comparemos com as que já conhecemos.

Nosso cérebro é programado para buscar padrões e se concentrar no que é familiar.

Não é à toa que o Threads foi chamado de “Twitter do Instagram”. Aí está!

Email image

Além da integração com o Instagram, você já estava acostumado com o Twitter.

No Threads intuitivamente você já sabe o que fazer.

Assim que tem acesso à interface, automaticamente você já sabe o que fazer e para quê serve cada botão.

Essa familiaridade facilitou sua adoção em massa.

Apelo à novidade

Possuímos uma tendência mental a considerar que algo novo é superior a algo antigo, apenas pelo fator "atualidade".

E posso citar 3 fatores que nos levam a agir dessa forma:

Nossa curiosidade natural. Somos naturalmente curiosos sobre o novo e o desconhecido. Tendemos a experimentar novas coisas, mesmo que não saibamos muito sobre elas.

Nosso desejo de estar na “vanguarda”. Queremos sempre estar entre os primeiros usuários de qualquer coisa, de sermos os primeiros a saber das tendências.

Talvez você não tenha feito isso conscientemente, mas eu sei que você olhou seu número de usuário no Threads e comparou com o de pessoas próximas para descobrir se você entrou primeiro.

Nosso medo de ficar para trás. As pessoas têm medo de ficar para trás, de serem as únicas a não embarcar no hype e de ficar de fora das conversas porque estão desatualizadas (FOMO é você? 👀)

Efeito Bandwagon

O efeito bandwagon é um termo que descreve o fenômeno em que as pessoas são mais propensas a fazer algo se virem outras pessoas fazendo o mesmo.

Isso ocorre porque somos seres sociais e queremos nos encaixar. Quando vemos outras pessoas fazendo algo, isso nos dá a sensação de que é algo seguro e aceitável fazer.

Considerando o contexto de lançamento de uma nova rede social, como o Threads, o efeito bandwagon pode ser usado para aumentar a adoção. Se uma nova rede social começar a ganhar popularidade, outras pessoas estarão mais propensas a se inscrever porque querem fazer parte da tendência.

Quando o Threads atingiu 1 milhão de usuários em apenas 1 hora, não foram uma, nem duas ou três, mas centenas de blogs, perfis sociais e portais reforçando na sua cabeça que a nova rede social entrou para a história como a mais rápida a conseguir essa marca.

Esse é um exemplo muito claro de como o efeito bandwagon contribuiu para aumentar a adoção do Threads.


E agora?

Passado o frenesi e as pessoas voltando à "normalidade", o Threads está amargando uma debandada. Após atingir 100 milhões de usuários em 5 dias, chegou ao platô e começou a perder fôlego.

Dia após dia, o Threads vem perdendo fôlego, registrando queda no número de usuários ativos diários (DAUs).

Email image

Esse cenário não é estranho.

Lembra do Koo, por exemplo?

Em novembro de 2022, ele teve um boom de novos usuários brasileiros que migraram para lá insatisfeitos com as mudanças que Elon Musk fez no Twitter após a aquisição da rede social.

A rede social teve um crescimento repentino que fez os funcionários reforçarem o servidor para ele não cair. Os mais emocionados não perderam tempo em afirmar que ele seria o sucesso do Twitter.

15 dias depois, tão rápido quanto seu sucesso repentino, ele morreu.

A mesma coisa aconteceu com o Clubhouse, BeReal, BlueSky…

Agora, se o Threads vai conseguir cruzar o abismo ou, no fim, será apenas mais uma prova de surto coletivo, só o tempo dirá.

Até a próxima.


Sobre a Newsletter Arquitetura da Persuasão

✍️ Escrita por Kácio Willian, compartilhando Insights de Copywriting com pitadas de Neurociência e Comportamento Humano, para você otimizar seu funil de vendas e vender mais.

🏓 Newsletter configurada e enviada pela plataforma "Made In BH" Pingback


One more thing: Antes de sair, inscreva-se na Newsletter (se ainda não é inscrito) para receber toda semana, direto no seu inbox, uma nova edição e, eventualmente, conteúdos exclusivos somente para inscritos.

Inscrever-se